segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Nas pegadas de Girolamo

Em busca de reconstruir a história da família, Nairo e Zilda estiveram em Caneva, na Itália, em 1997, ocasião em que obtiveram algumas informações com o vigário da Igreja São Paulo. Ao analisar os livros de batismo e registro de assentamentos, concluiu-se tratar-se de uma família de posses, considerando que um dos filhos de Girolamo teve como padrinho um empregado da família. Explica o vigário que na época, uma família que dispunha de empregados supõe-se uma família próspera, possuidora de bens e capaz de mantê-los.
Ainda que consideradas prósperas, estas famílias ainda sofriam as agruras da guerra e das revoluções ocorridas naquela região. Girolamo foi um dos italianos que sofreu na própria carne as mutilações da guerra, sofreu graves ferimentos em um de seus braços impossibilitando-o de exercer atividades que exigissem maior força ou controle braçal. Casado, provedor de uma família de seis filhos, obrigou-se a lançar-se na busca de um novo lugar como imigrante para outro país.
Conforme registros nos livros existentes na paroquia de São Paulo em Caneva e na Igreja de Stavena, Comune de Caneva Provincia de Pordenone na Itália, encontram-se os registros de:
O casal, (Giovanni Baptista e Catharina Zorzetto Coan) eram pais de Girolamo Ortolan e Domenico Ortolan. 
Girolamo Ortolan, nascido em 06 de março de 1841, casou com Maria Lenisa, em 28 de fevereiro de 1870, filha de Giovanni Lenisa e Maria Pettinassi.
Girolomo e Maria Lenisa
Arquivo do autor

Domenico Ortolan, nascido em 1848, casou com Catarina Chiaradia. Nos registros obtidos em Caneva, não foi possível descobrir se Girolamo Ortolan tinha outros irmãos além de Domenico Ortolan. Viviam na localidade de Stavena, onde foram encontrados os registros da família e onde ainda existe o campanário e a igreja que a família Ortolan ajudou a construir. Lá encontra-se também o registro de batismo do filho mais velho de Girolamo Ortolan, Giovanni Baptista Ortolan (Giobata). Os outros filhos de Girolamo Ortolan, foram batizados na Igreja São Paulo em Caneva. 

Angela e Baptista Ortolan
Giovanni Baptista-Giobata ou Baptista (aqui no Brasil sempre usou em seus documentos o nome BAPTISTA).  No registro de casamento, Cartório Bertolini de Bento Gonçalves, consta como João Batista Ortolan. Na expectativa e interesse de obter a cidadania italiana e por não ter conseguido aqui no Brasil os documentos de batismo do avô (Baptista), Nairo Ortolan, acompanhado de sua esposa Zilda Breda Ortolan, foram a Stavena no ano de 1997. Em 110 anos foi a primeira vez que um neto de Giovanni Baptista regressou à terra onde seu avô nasceu, assim como a Igreja onde o avo  Baptista, foi batizado. Na paroquia tinha seu registro de nascimento.


Nairo na Igreja em Stavena, 1997
Arquivo Pessoal

Esta igreja foi restaurada e mantém a mesma Pia de Batismo onde Baptista foi batizado . O campanário original, obra que Girolamo Ortolan ajudou a construir ainda se encontra bem conservado. Esta igreja foi pintada por um Mazutti, família daquela localidade. Na secretaria desta Igreja foi possível conseguir copia do registro de batismo de Giovanni Baptista, documento este que possibilitou a complementação dos documentos necessários para encaminhamento do pedido de Cidadania italiana de familiares de Sylvio Ortolan.

2 comentários:

  1. Boa tarde! Parabéns pelo blog, muito interessante esta busca de antepassados, e estou ajudando meu marido (família Ortolan) desde 2018, quando iniciei a pesquisa e pausei...e hoje meu marido me passou este blog. Consegui chegar no trisavô dele, que seria Victorio Ortolan (casado com Joanna Pettini), ambos residentes em Pederneiras-SP. Porém, não consegui descobrir se ele foi o imigrante ou se era filho de imigrantes. E com estas informações de igrejas/paroquias em Stevena/Caneva, poderei chegar no antepassado italiano. Muitíssimo obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem programas que fazem rastreamento da árvore genealógica. Nós aqui não assinamos, os registros são de relatos e lembranças. Os programas fornecem certos níveis de informações de forma gratuitas e outras pagas. Se tiver interesse, busque "rastreamento de árvore genealógica".

      Excluir