quarta-feira, 7 de agosto de 2019

ORTOLAN: Origem da Família


Festa de despedida do Josepp em Dois Lageados
Arquivo Pessoal do Autor

A origem da família Ortolan é italiana, onde ainda vivem descendentes na localidade de Stavena, Caneva, Província de Pordenone na Itália, Região do Veneto. Com a imigração se espalharam para diversos países no mundo, principalmente para o Brasil.

Família numerosa, muitos descendentes ORTOLAN imigraram para o Brasil entre 1879 e 1888, na região Sul e muitos em São Paulo. Os registros indicam que os primeiros a chegarem na região Sul (região de Sta Maria), foram Antônio, Catarina, Natalina, em 18 de janeiro de 1879. A maioria entrou no Brasil entre 1887 e 1888.

O Brasão ORTOLAN, foi concedido pelo governo da Província de Pordenone à família de Girolamo Ortolan, por ocasião da saída da família da Itália para o Brasil, 1889. O original está em poder da família, na casa de Vilmar Ortolan, na linha Colombo, em Guaporé-RS.
Arquivo Pessoal do Autor


Neste Brasão encontra-se escrito o seguinte texto:
Família do Ducato de Ferrara, onde recordamos: Giuseppe, nascido em 1790, Antônio, de Montesanto e Ferrante, nascido em 1792. Angelo, nascido em Siena no ano de 1788, foi compositor de música, morreu no ano de 1871. Terenzio, nasceu em Pesandro em 1799 foi compositor de música, um ramo desta família passou para o Veneto onde cresce atualmente.
Estas informações são anteriores a 1887, ou seja, antes de Girolamo e sua família imigrar para o Brasil.






Região de Veneto, Itália
Fonte: Universidade Federal do Paraná
Família numerosa, espalhada por grande parte da região do Veneto, a família Ortolan, vem da localidade de Stavena, comuna de Caneva, província de Pordenone. De 1879 até 1888 muitos descendentes ORTOLAN imigraram para o Brasil, na região Sul, e outros em São Paulo. Os registros levantados indicam que os primeiros a darem entrada, na região Sul em Sta Maria, foram Antônio, Catarina, Natalina, em 18 de janeiro de 1879.


9 comentários:

  1. Esclarecido a duvida Ortolan com H ou O

    ResponderExcluir
  2. Bom saber de nossas origens sou do espírito santo descendência de Antônio e natalina.

    ResponderExcluir
  3. NATALINA ORTOLAN,viúva de LUIGI GUARIENTO são meus trisavós.Ligi faleceu em 1864, tiveram dois filhs Domenico Guariento que cado com Angela Fante m 1883 e Emilio Guariento que casou no Brasil com a grancsa Maria Rué que são meus bisavósmaternos.o

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o seu material! Você possui alguma informação dos Ortolan/Ortelan de SP? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  5. Eu sou de São Paulo, vieram para o interior, na cidade de Agudos Duartina e Bauru que é onde eu moro

    ResponderExcluir
  6. O meu antenato Eugenio Ortolan, veio de Grisolera venezia chegou no porto de Santos em 1887e foram para sertãozinho são Paulo, a família Ortolan e bem conhecida em sertãozinho

    ResponderExcluir