terça-feira, 6 de agosto de 2019

Italianos Emigrantes

A triste realidade de abandonar a terra natal

Do período de 1848 a 1870 vários conflitos se sucederam na Itália: contra a Áustria, contra a Cecília e até contra o próprio papado. Após 1870, iniciou-se um novo programa de recuperação da Itália em prol de uma recuperação da situação econômica. Neste processo praticamente se formaram duas Itálias, uma ao norte Industrializada e outra no centro sul Agrícola.

A parte industrializada, formada por capitalistas europeus poderosos, sufocaram os pequenos produtores agrícolas e artesanais das regiões Centro e Sul. O progresso industrial se estabelece tão rápido quanto seu surgimento e, como consequência, os produtos de países vizinhos chegam ao mercado com preços impraticáveis por pequenas indústrias ou pelos produtores artesanais locais.

Os agricultores, ainda que com significativas áreas para produzir, sofrem com a concorrência dos produtos importados e com as altas taxas de impostos cobradas a ponto de muitos terem que vender parte dos bens e dispensar empregados. No ciclo de pobreza e endividamento que se cria a produção acaba servindo, quase que exclusivamente, para a subsistência.

Com pouca terra para produzir e famílias numerosas para alimentar, a pobreza se dissemina e a busca por uma sobrevivência digna torna-se iminente. Todo o cenário que se compõe de miséria, doenças e as diversas necessidades que surgem,  acaba por resultar em duas alternativas para o pequeno produtor: ou ele cede como mão de obra barata da indústria italiana ou abandona a terra natal.

Deste modo, a emigração além de se tornar uma alternativa para as famílias que perderam tudo na busca pelo sustento e sobrevivência, também representava um apoio econômico aos que ficavam e recebiam ajuda econômica de parentes.

A esperança na América


Cartaz de incentivo à imigração
Fonte: norditaliabuscadedocumentos.com
Com a abolição da escravatura em curso, em 1887, o governo brasileiro inclui ações políticas que visavam substituir a mão de obra escrava por trabalhadores europeus, na transição do trabalho escravo ao assalariado. A oportunidade oferecida aos imigrantes, entre eles os italianos, incluía terras e outros meios de subsistência que promovessem o início de uma nova vida. A Itália foi um dos países em que possibilitou aos italianos a se inscreveram para a grande aventura, Ao mesmo tempo que representava a incerteza do desconhecido, também era uma oportunidade de recomeçar que a vida lhes proporcionava.

Ao chegarem no Brasil, muitos deles nos portos onde desembarcaram enquanto esperavam para preencher os documentos necessários para o ingresso e os guias para que os levassem ao destino, eram roubados dos seus poucos pertences ou objetos trazidos da Itália. Seguiam viagem com o que lhe restara aos seus destinos tão incertos na esperança de recomeçar uma nova vida e virar a página de tempos tão severos.

A proposta era para que imigrantes povoassem as terras que estavam sendo demarcadas e vendidas a um preço acessível ou de trabalho nas lavouras de cafezais e fazendas de cana de açúcar. Com a abolição da escravatura muitos imigrantes italianos logo que desembarcavam eram contratados por fazendeiros para trabalhar nas fazendas no interior de São Paulo, mas que devido ao rigor dos patrões, ainda acostumados à escravidão, estes italianos tão logo que podiam se livrar se estabeleciam em outros locais, muitos destes locais demarcados pelo governo.

O Rio Grande do sul foi um dos estados incluído nesta demarcação de terras para os imigrantes. A região de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Antônio Prado, já estavam colonizados pelos primeiros imigrantes italianos e os que vieram a partir de 1887 foram estabelecidos primeiramente em Bento Gonçalves, Alfredo Chaves (hoje Veranópolis), Cotiporã e depois, por iniciativa própria se mudavam para novos locais, na medida em que o governo autorizasse a demarcação e venda de novas áreas de terras.

Um comentário:

  1. Que interessante sou descendente dos Ortolan de Salgareda e Campo Di Pietra e sempre me perguntei porque ele vieram para o Brasil .obrigado pela explicação !

    ResponderExcluir