![]() |
Zilda Breda Ortolan e Nairo Luiz Ortolan na Itália reconstruindo a história da família |
A iniciativa de desenhar o percurso dos Ortolan aqui publicada, é fruto da pesquisa e autoria de Nairo Ortolan que, juntamente com sua esposa e grande parceira Zilda Breda Ortolan, refizeram a trajetória reversa de imigração da família em busca de documentos e depoimentos da época para traçar a história do núcleo da família Ortolan, vinda da Itália para o Sul do Brasil.
Dono de uma organização invejável, tanto de seus registros quanto dos documentos que conseguiu reunir, Nairo prefacia seu texto com muita assertividade no propósito de “não apresentar uma obra literária, mas escrever em termos simples e objetivos o que se conhece da família Ortolan e sua trajetória de vida”.
A partir do texto de Nairo, o irmão Mário Ortolan realizou estudos que aprofundaram a genealogia da família, registros de com quem casaram, para onde foram e como se desenvolveu cada núcleo. A filha de Mário, Gisele Ortolan, jornalista, também é colaboradora deste texto.Os fatos e histórias aqui relatadas foram reconstituídas com o auxílio de familiares, pessoas que conviveram ou conheceram membros da família, dentre as quais especial contribuição de Damian, Astolfi e Sybilla Sonaglio Ortolan, esposa de Sylvio Ortolan.
![]() |
Os irmãos Nairo e Mário Ortolan e Márcia Taborda Em agosto de 2019 |
Nos casos de lacunas, o registro de Nairo Ortolan é contemporizado com o que conseguiu reunir de versões e suas fontes, assim como “relatos contraditórios” que serão apontados no texto até para que se possa enriquecer a história da família por fatos vindouros.
Ao tomar conhecimento sobre a pesquisa e escrita de Nairo Ortolan e a fim de torná-la pública e acessível, ao menos ao seus núcleos mais próximos, propus esta editoração. Trabalho que recebo com o mesmo carinho que a família Ortolan me recebeu e que me deixa honrada pela confiança. Em se tratando de alguém tão comedido nas palavras, sinto-me privilegiada de desfrutar de sua companhia e relatos neste processo.
Quanto ao formato da publicação, entendemos, eu e o autor, que, na intenção de ainda enriquecer dados e documentos, publicamos o blog antes da versão impressa.
Cheia de ideias e sedenta por ajudar a reconstituir esta história, subscrevo-me,
Márcia Taborda
Nenhum comentário:
Postar um comentário